Estudante desenvolve matriz para limpeza do oceano que poderia remover milhões de toneladas de plástico dos oceanos do mundo

O estudante de 19 anos Boyan Slat revelou planos para criar uma matriz de limpeza do oceano que poderia remover 7.250.000 toneladas de resíduos plásticos nos oceanos do mundo. O dispositivo consiste de uma rede de barras flutuantes ancoradas e plataformas de processamento, que poderiam coletar o lixo em todo o mundo. Em vez de moverem-se através do oceano, a matriz estenderia o raio de uma plataforma de lixo, como um funil gigante. O ângulo das barras forçaria o plástico na direção das plataformas, nas quais poderia ser separado de plâncton, filtrado e armazenado para reciclagem.

Na escola, Boyan Slat lançou um projeto que analisou o tamanho e quantidade de partículas de plástico em manchas de lixo no oceano. Seu trabalho final ganhou vários prêmios, incluindo o de Melhor Desenho Técnico de 2012 na Universidade de Tecnologia de Delft. Boyan continuou a desenvolver o seu conceito durante o verão de 2012 e o revelou vários meses depois na TEDxDelft 2012.

Slat criou a The Ocean Cleanup Foundation (Fundação para limpeza do oceano), uma organização sem fins lucrativos que é responsável pelo desenvolvimento de suas tecnologias propostas. Sua solução engenhosa poderia salvar centenas de milhares de animais aquáticos anualmente e reduzir os poluentes (incluindo PCB e DDT) que se envolvem na cadeia alimentar. Também poderia salvar milhões por ano, tanto em custos de limpeza, turismo perdido e danos a embarcações marítimas.

Estima-se que o processo de limpeza levaria cerca de cinco anos e poderia aumentar significativamente a conscientização sobre os manchas de lixo plástico no mundo. Em seu site, Slat disse: “Um dos problemas com o trabalho preventivo é que não há qualquer imagem dessas manchas de lixo, porque os restos são dispersos ao longo de milhões de quilômetros quadrados. Ao colocar nossas matrizes, no entanto, ele será acumulado, o que tornaria, de repente, realmente possível visualizar as manchas de lixo oceânicas. Precisamos enfatizar a importância da reciclagem e reduzir o nosso consumo de embalagens plásticas.

BCX | FutureLab
Desenvolvimento de Negócios Digitais para fomentar a economia e gerar empreendedores e empresas de sucesso.


Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer comentar esse post?
Comente agora mesmo

Deixe uma resposta