Cientistas do Reino Unido lançam o primeiro satélite smartphone do mundo

Recentemente foi lançado com sucesso o primeiro satélite do mundo movido a smartphone. O Strand-1 foi para o espaço a bordo do veículo polar de lançamento da Organização de Pesquisa Espacial Indiana. Com apenas 11,8 centímetros de altura, o nanosatélite usará um com celular Nexus One com Android do Google para coletar dados científicos, tirar fotos da Terra e permitir que as pessoas façam o upload de vídeos que tocarão no espaço.

A missão do Reino Unido foi desenvolvida pelo Centro Espacial da Universidade de Surrey e pela Surrey Satellite Technology Limited (SSTL). Ao enviar seu Strand-1 para o espaço, os pesquisadores do Reino Unido betarm a NASA, que anunciou planos semelhantes no ano passado. O nanosatélite de apenas 11,8 centímetros de altura e peso de 9,5 libras vai usar o smartphone para rodar vários aplicativos experimentais para coletar dados a partir do espaço. Ao contrário de smartphones convencionais que param de funcionar a cerca de 60.000 pés, o usado pelo Strand-1 foi especialmente projetado para o uso no espaço.

Além do Strand-1, outros satélites a bordo do veículo de lançamento incluem um satélite de monitoramento oceânico, desenvolvido em colaboração entre a Organização Indiana de Pesquisa Espacial e a Agência Espacial Francesa, o Near-Earth Object Surveillance Satellite, que irá procurar grandes asteróides cujas órbitas possam deixá-los em contato com a Terra, bem como dois satélites concebidos para estudar o brilho das estrelas.

BCX | FutureLab
Desenvolvimento de Negócios Digitais para fomentar a economia e gerar empreendedores e empresas de sucesso.


Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer comentar esse post?
Comente agora mesmo

Deixe uma resposta