Cientistas desenvolvem a primeira bateria de celular flexível

Cientistas sul-coreanos desenvolveram a primeira bateria flexível do mundo, o que poderia abrir caminho para dispositivos móveis flexíveis em um futuro próximo. Segundo os pesquisadores, as novas baterias de lítio não são apenas flexíveis, mas também mais estáveis e menos suscetíveis a superaquecimento ou incêndio do que as baterias convencionais. Esta tecnologia pode levar à criação de smartphones ou outros aparelhos eletrônicos flexíveis, bem como o desenvolvimento de novas aplicações que podem mudar a forma como os consumidores interagem com seus celulares.

A nova bateria flexível foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan da Coréia do Sul. Liderada pelo professor Lee Sang-young, a equipe criou um fluido que, através do uso de nanomateriais, poderia ser aplicado a qualquer tipo de superfície. Os eletrólitos são expostos a raios ultravioleta durante 30 segundos, o que resulta em baterias flexíveis que podem ser impressas com vários padrões.

Além de criar mais diversas possibilidades de aplicações práticas, devido à flexibilidade do desenho, as novas baterias mostram um nível muito mais elevado de estabilidade do que as convencionais, que utilizam eletrólitos liquefeitos. “As baterias convencionais de íons de lítio que utilizam eletrólitos liquefeitos tiveram problemas com a segurança, pois o filme que separa os eletrólitos pode derreter com o calor, caso em que o positivo e o negativo podem entrar em contato”, disse o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia do país, que co-financiou a pesquisa.

“DEvido ao fato da nova bateria utilizar materiais flexíveis, mas sólidos, e não líquidos, pode-se esperar que mostrem um nível muito mais elevado de estabilidade do que as baterias recarregáveis convencionais.”

BCX | FutureLab
Desenvolvimento de Negócios Digitais para fomentar a economia e gerar empreendedores e empresas de sucesso.


Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer comentar esse post?
Comente agora mesmo

Deixe uma resposta