Realidade Aumentada é definida normalmente como a sobreposição de objetos virtuais, gerados por computador, em um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico, seja ele um computador, um tablet, um celular ou uma televisão.

Seu funcionamento depende do acesso à câmera do dispositivo, que capta o ambiente onde será projetada a sobreposição e, geralmente, de uma marca (conhecida como “tag”), que é reconhecida e mapeada pelo dispositivo, acionando conteúdo previamente programado.
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Na sua forma mais comum e conhecida, tem sido utilizada na divulgação de marcas e produtos dos mais diversos, via hotsites, onde o usuário podia posicionar uma determinada marca diante de sua webcam e assistir ao conteúdo disparado pela aplicação, que pode ser composto por imagens, vídeos, animações, modelos 3D, jogos, links, etc.
Já em dispositivos móveis, a realidade aumentada também tem sido utilizada em aplicativos que trabalham em conjunto com a câmera, bússola e até mesmo o GPS, servindo como indicadores de bares, restaurantes, bancos, postos de gasolina, farmácias, etc.
O usuário aciona o aplicativo, aponta para qualquer direção e tem o conteúdo mostrado na tela de seu aparelho, sobreposto à imagem da câmera.
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A FutureLab foi pioneira no país a comercializar realidade aumentada. Foi uma das primeiras a desenvolver a tecnologia e aplicá-la no mercado de entretenimento e propaganda, com clientes inovadores que pratrocinaram a novidade e proporcionaram a seus clientes experiências nunca antes vistas.
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Atualmente, a FutureLab tem a maior base instalada de aplicações de realidade aumentada do país. Confira alguns exemplos de cases reais:

Revista Veja Especial da Copa – Realidade Aumentada com múltiplas marcas
Malhação (Rede Globo) – Realidade Aumentada
Royal Caribbean – Realidade Aumentada
Novela Araguaia – Realidade Aumentada
Submarino – Galeria de arte
Pernambucanas – Realidade Aumentada
Capa da revista Veja de junho de 2010 – Realidade Aumentada
Equipamed – Realidade aumentada, detecção de movimento e vídeo controlado
Suhai – Exposec 2010
Trama cenografia – Realidade Aumentada
G Magazine – Realidade Aumentada
Bio Ritmo – Realidade Aumentada
Ibope – Detecção de Movimento e Realidade Aumentada
Tabacaria Caruso – Realidade Aumentada
Folha de São Paulo – Realidade Aumentada
Urbano (Multishow) – Realidade Aumentada
Dalutex – Realidade Aumentada
Cannes – Realidade Aumentada
Playboy – Realidade Aumentada
Dalutex – Tecido em 3D
ONG Florescer – Realidade Aumentada
Brazil Promotion – Realidade Aumentada em 360˚
Nespresso – Adicione sabor ao seu café da manhã
Folha de São Paulo – Realidade aumentada e qr code

Leia as matérias da FutureLab na mídia:
Revista Veja
Revista Making of
Maximídia 2009
Revista Promo Insights
Brazil Promotion 2010
Folha de São Paulo
Urbano (Multishow)
TriArts – New Media
SBT manhã