Pesquisadores desenvolvem garrafa que absorve água do ar

Há água no ar em torno de nós a todos os momentos. Apesar disso poder não parecer muito significativo, se você vive em uma área rica em água, este recurso inexplorado poderia beneficiar a todos, desde os atletas em movimento às pessoas que vivem em zonas áridas do planeta. Inspirados no besouro do deserto da Namíbia, cientistas desenvolveram uma garrafa de água que pode se encher pela captação da água da atmosfera.

O besouro tem uma carapaça que é coberta por calombos, o que permite que a umidade do ar gradualmente se acumule, até formar gotículas de água. Essas gotículas rolam pelas costas do besouro diretamente em sua boca, o que permite que o inseto sobreviva em ambientes onde a água subterrânea é escassa. Os pesquisadores imitaram essa carapaça para desenvolver uma garrafa que utiliza o mesmo efeito de coleta de água. Esta tecnologia também pode ser utilizada em coberturas de tendas, telhas e outros itens.

A NBD Nano aproveitou esta tecnologia para criar uma garrafa de água que pode se encher continuamente. A empresa espera lançá-la no mercado em 2014. “Nós vemos que ela pode ser aplicável em qualquer coisa, desde corredores de maratona até as pessoas em países do terceiro mundo, porque percebemos que a água é uma questão tão grande no mundo de hoje e queremos tentar aliviar esses problemas com uma solução de custo eficaz, “, disse Deckard Sorensen, co-fundador da NBD Nano.