Sistema de Realidade Aumentada desenvolvido para orientar trabalhadores remotamente

A realidade aumentada foi a tecnologia escolhida por uma equipe de pesquisadores do National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST, ou Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial) para desenvolver um sistema de orientação que pode ajudar trabalhadores inexperientes ou navegá-los remotamente em situações difíceis.

O sistema (atualmente um protótipo) faz com que seja possível compartilhar a perspectiva de primeira pessoa de um trabalhador em um ambiente de trabalho desafiador, com um “expert” à distância, que fornece orientação através uma câmera acoplada à sua cabeça, um microfone e um aplicativo em realidade aumentada desenvolvido pela AIST.

ra_dist02
Os fabricantes explicam:
“No vídeo feito pela câmera do próprio perito, cores específicas são extraídas. Então, as luvas coloridas do perito são sobrepostas às imagens do trabalhador. Se ele imitar o que as mãos do especialista estão fazendo, poderá replicar seus movimentos. O sistema foi projetado para o uso em ambientes fisicamente difíceis. Acreditamos que ele poderia ser usado em locais com altas temperaturas ou altos níveis de radiação.