Pesquisadores revelam método de extração de energia de carvão livre de emissões

Pesquisadores da Ohio State University descobriram uma nova maneira de extrair energia a partir de carvão, que evita 99 por cento do dióxido de carbono seja liberado na atmosfera. A técnica, chamada Looping Químico direto de carvão (CDCL), aproveita a energia do carvão sem queima. Esta tecnologia inovadora, que poderia revolucionar uma das mais sujas indústrias do planeta, será testada em uma planta piloto em escala maior, em construção no Alabama.

Pesquisadores da Ohio State University desenvolveram uma técnica de carvão limpo que produz calor, ao remover praticamente toda a poluição. Processos de combustão de carvão convencionais consomem oxigênio para fazer vapor, que aciona turbinas gigantes e envia energia para linhas elétricas.

Embora essa tecnologia antiquada produza grandes quantidades de dióxido de carbono, o novo método é quase completamente livre de emissões de gases de efeito estufa. O carvão é queimado quimicamente em uma câmara selada, de onde os poluentes não podem escapar. O único produto é um resíduo de cinzas de carvão, água e ​metais recicláveis a partir de óxido de ferro.

A tecnologia baseia-se no uso de pequenas pérolas de óxido de ferro que causam uma reação química, ao carregarem o oxignio para o combustível. A mistura é então aquecida a altas temperaturas e ô dióxido de carbono se eleva para uma câmara onde é capturado, o que deixa apenas as partículas de ferro quentes e cinza de carvão para trás. A diferença no tamanho do ferro faz com que as partículas de cinza de carvão sejam fáceis de separar e permite a reutilização das pérolas metálicas.

A experiência de nove dias com o looping químico de carvão foi um sucesso, de acordo com o Dr. Liang-Shih Fan, professor de engenharia química e biomolecular e diretor do Laboratório de Pesquisa de Carvão Limpo do Estado de Ohio.

“Nós voluntariamente optamos por parar a unidade. Na verdade, poderíamos ter mantido em funcionamento por mais tempo, mas, honestamente, foi uma decisão mútua do Dr. Fan e seus alunos. Foi uma longa e cansativa semana onde todos compartilhamos os turnos”, disse a estudante de doutorado Elena Chung.

BCX | FutureLab
Desenvolvimento de Negócios Digitais para fomentar a economia e gerar empreendedores e empresas de sucesso.
Compartilhe...
Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrBuffer this pageDigg thisEmail this to someone


Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer comentar esse post?
Comente agora mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *