Nova reserva de lítio descoberta em Wyoming poderia atender toda a demanda dos EUA

À medida em que as indústrias de tecnologia limpa e de veículos à energia elétrica cresce há uma cada vez uma rrocura maior por lítio – o principal ingrediente nas baterias de íoes de lítio, utilizadas para armazenar energia em veículos elétricos, computadores portáteis e uma série de outros dispositivos. Atualmente, os EUA importam cerca de 80 por cento de seu lítio, mas a Universidade do Instituto de Gestão de Carbono de Wyoming descobriu uma enorme reserva, que poderia transformar os EUA de um “importador significativo de lítio para um produtor independente”.

A reserva de lítio foi encontrada em Rock Springs Uplift, no sudoeste de Wyoming, onde “análises preliminares de amostras de fluidos … sugerem que salmouras do reservatório a partir de uma área de 25 quilômetros quadrados da elevação poderiam conter 228 mil toneladas de lítio: o suficiente para atender a demanda anual dos EUA”, de acordo com os cientistas. Isso é quase o dobro da quantidade encontrada em reservas em Silver Peak, Nevada, que é atualmente a maior fonte doméstica de lítio. E as fontes de Rock Springs Uplift poderiam conter ainda mais: “Em um cenário mais favorável, Rock Springs Uplift poderia abrigar até 18 milhões de toneladas de lítio, o equivalente a cerca de 720 anos da produção atual de lítio global”.

As salmouras de Rock Springs Uplift são, em muitos aspectos, ideais para o abastecimento de lítio. De acordo com os pesquisadores da UW, as salmouras têm baixos níveis de magnésio (que deve ser removido antes do lítio poder ser recuperado) e o lítio está a uma profundidade que é já possui alta temperatura e pressão, o que simplifica o processo de remoção. Além disso, a área está a 30 milhas de um suprimento de carbonato de sódio – um recurso necessário para a produção de lítio a partir de salmouras.

O lítio é longe de ser raro, de acordo com Treehugger, as reservas da Bolívia só contém lítio suficiente para alimentar 4,8 bilhões de carros elétricos, mas a perspectiva de um grande recurso interno que pode ser aproveitado para gerar empregos, reduzir o impacto ambiental das importações e reduzir os custos associados com o armazenamento de energia da bateria é uma perspectiva animadora.

BCX | FutureLab
Desenvolvimento de Negócios Digitais para fomentar a economia e gerar empreendedores e empresas de sucesso.
Compartilhe...
Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrBuffer this pageDigg thisEmail this to someone


Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer comentar esse post?
Comente agora mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *