Japão testa caminhões sem motoristas e reduz consumo de combustível em 15%

Com empresas como Google e Audi já em fase de testes de sistemas de veículos sem condutor, carros auto-conduzidos poderiam estar nas estradas em questão de anos. A New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO), do Japão, anunciou recentemente os resultados de seus testes em estrada que envolveram uma caravana de quatro caminhões, onde uma pessoa dirigiu o caminhão líder. O relatório mostrou que a formação, que viajou a uma velocidade de 80 km/h, conseguiu uma redução de 15 por cento no consumo de combustível.

O projeto foi iniciado em 2008, com o objetivo de testar os efeitos da tecnologia de veículos sem condutor nos níveis de consumo de combustível e eficiência de velocidade de envio. Os veículos foram equipados com câmeras e radares de laser infravermelho e operados sob um sistema chamado Cooperative Adaptive Cruise Control (Controle de Velocidade de Cruzeiro Cooperativo). Os radares foram usados ​​para detectar obstáculos no caminho, enquanto os módulos de comunicação sem fio habilitaram a comunicação entre os veículos. Os quatro caminhões viajaram a cerca de 13 metros de distância um do outro e foi necessário apenas de um condutor humano responsável no caminhão líder.

A empresa planeja ter seus primeiros sistemas de condução automática prontos para as ruas do Japão em 2020, embora ainda existam barreiras legais e psicológicas significativas contra o uso prático da tecnologia de veículos sem condutor.

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