Fabricante de automóveis desenvolve airbags externos que podem salvar a vida de pedestres e ciclistas

O fabricante holandês de automóveis TNO desenvolveu o primeiro airbag exterior do mundo e a medida de segurança pode ajudar a salvar vidas tanto ciclistas e pedestres, que representam um terço de todas as mortes no trânsito na Holanda. O país está entre os mais seguros do mundo, no entanto, mais de 18.000 pessoas ficaram feridas em colisões no ano passado, com 274 mortes. Em um esforço para tornar as ruas mais seguras, o Ministério holandês da Infra-estrutura e Meio Ambiente deu à TNO uma comissão de 1 milhão de euros para desenvolver airbags exteriores que dão a pedestres e ciclistas holandeses uma chance de sobreviverem no caso de um acidente.

Ao usarem a tecnologia de manequins de acidentes, a TNO monitorou os pontos que o corpo de um ciclista irá bater no pára-brisa. Após extensos estudos, a equipe encontrou o lugar ideal para implantar os airbags – ao longo da parte inferior do pára-brisa. O estudo, que durou dois anos, constatou que os airbags exteriores reduziram drasticamente lesões ósseas e cerebrais em metade dos testes nos quais o carro estava a 25 quilômetros por hora. Os airbags da TNO têm lentamente se infiltrado em projetos automotivos, mas o Volvo V40 já dispõe de um airbag para pedestres, que foi adotado no ano passado.

BCX | FutureLab
Desenvolvimento de Negócios Digitais para fomentar a economia e gerar empreendedores e empresas de sucesso.
Compartilhe...
Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrBuffer this pageDigg thisEmail this to someone


Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer comentar esse post?
Comente agora mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *