Cientistas utilizam seiva de pinheiros para criar plásticos biodegradáveis

Cientistas têm trabalhado para gerar alternativas mais amigáveis ao ambiente para materiais baseados em petróleo. Tang Chuanbing, da Universidade da Carolina do Sul, procurou nas coníferas a chave para desenvolver plásticos biodegradáveis, renováveis. Seu grupo de pesquisa tem alterado as resinas naturais de abetos, pinheiros e outras árvores através da polimerização para criar compostos que são mais sustentáveis ​​do que os derivados de plásticos de combustíveis fósseis.

A seiva rica em hidrocarbonetos e a terebintina e resinas encontradas nas árvores são semelhantes em sua composição ao petróleo. Através da polimerização, elas podem ser modificadas quimicamente para se tornarem versões biodegradáveis ​​dos plásticos comuns. Enquanto bases renováveis ​​para os plásticos são atualmente inferiores em performance ao petróleo, o laboratório de Tang acaba de receber o prêmio CAREER da National Science Foundation para investigar e refinar a química para torná-los viáveis ​​concorrentes. Juntamente com Perry Wilbon e Chu Fuxiang, da Academia Chinesa de Silvicultura, Tang publicou sua revisão de terpenos, terpenóides e resina na edição de janeiro da Macromolecular Rapid Communications.

“O objetivo é entender como as composições macromoleculares e arquiteturas ditam as propriedades dos materiais que fazemos”, disse ele. “Se conseguirmos estabelecer claros relacionamentos de propriedade de estrutura, poderemos alcançar os tipos de resultados que agora existem a partir de polímeros feitos de petróleo.”

De acordo com sua pesquisa, moléculas derivadas de árvores são boas fontes de cicloalifáticos e estruturas aromáticas, que são bons para a polimerização. Com rígidas estruturas moleculares e uma antipatia por água, eles poderiam se tornar muito bons candidatos para uma série de novos plásticos. Provenientes de fontes biológicas, eles também podem ser reconhecidos e quebrados por micróbios no final do seu ciclo de vida.

BCX | FutureLab
Desenvolvimento de Negócios Digitais para fomentar a economia e gerar empreendedores e empresas de sucesso.
Compartilhe...
Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrBuffer this pageDigg thisEmail this to someone


Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer comentar esse post?
Comente agora mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *