Cientistas tentam recriar a fotossíntese artificialmente para obeterem energia renovável eficiente

Quando se trata de aproveitar a energia do sol, nada se compara às folhas. Com o uso da clorofila para converter luz em energia química utilizável, a fotossíntese tem sido uma fonte de inspiração para cientistas que buscam gerar energia renovável eficiente. Com a redução da quantidade de combustíveis fósseis e seu alto índice de poluição para o meio ambiente, cientistas têm se voltado para os processos biológicos da natureza para criar energia limpa, que pode ser usada de acordo com a demanda. Pesquisadores da Universidade de East Anglia, da Universidade de Leeds, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, receberam £ 800.000 para desenvolverem a tecnologia que imita a fotossíntese, na esperança de produzirem métodos mais eficientes para energia renovável.

A fim de captar a luz solar e, eventualmente, produzir hidrogênio, os pesquisadores têm trabalhado na tecnologia que modifica micróbios. Eles esperam produzir um método mais eficiente de geração de conversores solares já existentes. “Vamos construir um sistema de fotossíntese artificial, através de pequenos painéis solares em micróbios. Estes aproveitarão a luz solar e impulsionarão a produção de hidrogênio, a partir da qual as tecnologias que liberam energia sob demanda estão bem adiantadas. Imaginamos que nossos fotocatalisadores se provarão versáteis e que, com uma ligeira modificação, serão capazes de aproveitar a energia solar para a produção de combustíveis à base de carbono, drogas e produtos químicos”, disse o pesquisador chefe, Prof Julea Butt, da Escola de Química e Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de East Anglia.

Com microorganismos equipados com painéis artificiais, a equipe da UEA espera manipular processos biológicos já existentes para atender os desejos de práticas de consumo humano. Ao forçarem uma relação sintética, os pesquisadores podem ser capazes de tirar proveito de uma das mais antigas e mais eficientes formas de aproveitar a energia do sol.

BCX | FutureLab
Desenvolvimento de Negócios Digitais para fomentar a economia e gerar empreendedores e empresas de sucesso.
Compartilhe...
Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on TumblrBuffer this pageDigg thisEmail this to someone


Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer comentar esse post?
Comente agora mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *